Técnica criada na China há mais de 2.000 anos, a acupuntura é feita através de aplicação de agulhas em pontos específicos que buscam o equilíbrio do corpo e da mente. Apesar de reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como método totalmente eficaz no tratamento e prevenção de muitas doenças, as pessoas ainda têm medo e dúvidas em relação à técnica. Com isso, vamos contar alguns mitos e verdades sobre acupuntura:
– A acupuntura trata somente dores físicas?
Mito. Embora sua eficácia primordial sejam as dores físicas, a acupuntura também tem função importante no desbloqueio de várias patologias mentais, como por exemplo, ansiedade, estresse, depressão, entre outras.
– Não se reutilizam agulhas na acupuntura?
Verdade. Muitas pessoas ainda acreditam que as agulhas usadas nas sessões de acupuntura são reutilizadas, mas isso não é verdade. As agulhas não podem e não devem ser reutilizadas em nenhuma circunstância, por isso são embaladas, esterilizadas e descartadas após o uso, especialmente porque entram em contato direto com o sangue do paciente.
– A acupuntura estimula o sistema imunológico?
Verdade. O estímulo pela acupuntura pode liberar endorfinas e neurotransmissores, aumentando assim a produção de neuro-hormônios, melhorando o fluxo sanguíneo e estimulando o sistema imunológico. Um de seus efeitos fisiológicos, inclusive, é o aumento do número de células de defesa.
– A acupuntura tem relação com o misticismo?
Mito. Durante muito tempo acreditou-se que a acupuntura não passava de um conhecimento empírico, sem fundamentos científicos, intercalado por uma alta dose de misticismo e crenças. Com os avanços dos estudos sobre a eficácia da acupuntura, esta passou a ser considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como tratamento complementar, o que foi importante para vencer o preconceito e obter reconhecimento.
Já Conhece a clínica VITALE? Venha se reabilitar com agente, agende uma avaliação!
Consulte-nos! 😉
📞(19) 3623-6774
📱WhatsApp: (19) 99486-7902
📌Av. Dr. Oscar Pirajá Martins, 556 – Santo André, São João da Boa Vista – SP